Notícias

Postado em 29/06/2022

Qualidade e segurança nas obras da construção civil: Qual a real importância?

A qualidade e segurança nas obras são importantes tanto para os colaboradores quanto para o cliente. Entenda!

Qualidade e segurança nas obras da construção civil: Qual a real importância?


Manter a qualidade na obra é muito importante para a segurança não só dos futuros moradores, mas também para os funcionários que executam o projeto.

Mais do que isso, é estar dentro das normas estabelecidas pelos órgãos competentes.

Neste artigo, vamos te explicar como e por que você também deve se atentar a esses padrões.

Por que a qualidade nas obras é importante?

 

Acompanhar a qualidade do desempenho de um projeto é importante por diversos motivos.

O primeiro deles, é claro, é estar em conformidade com as regras vigentes, já que os imóveis em construção passam por diversas vistorias.

A qualidade na execução da obra também é necessária para manter a segurança dos colaboradores que estão na linha de frente da construção, como engenheiros e pedreiros.

Além disso, mesmo nas fases mais “embrionárias” da construção é preciso levar em conta o cliente final, pois é ele quem deseja receber a edificação com acabamentos de qualidade e quem fará uso do imóvel.

O cliente deseja receber o melhor. Por esse motivo, os materiais precisam ser duráveis, garantindo o conforto térmico e acústico dos futuros moradores.

Por isso, podemos dizer que garantir a qualidade e segurança nas obras é essencial para:

  • reduzir os danos às vidas que trabalham na construção;
  • aumentar a produtividade dos colaboradores;
  • estar dentro em legalidade com os órgãos fiscalizadores;
  • e atingir os anseios e expectativas do cliente que irá adquirir o imóvel depois de pronto.

 

Porém, a pergunta que fica é: como as construtoras podem ter certeza de que estão garantindo a qualidade e segurança nas obras? 

É isso que veremos no tópico a seguir, acompanhe!

Principais normas de segurança que devem ser seguidas para garantir a qualidade e segurança nas obras:

 

Como ferramenta para guiar as construtoras no objetivo de garantir a qualidade e segurança nas obras foram criadas as normas técnicas

São elas que ditam os padrões de qualidade mínimos que a obra deve seguir.

No total existem 881 normas direcionadas especificamente para a construção civil. 

Elas foram desenvolvidas pela ABNT, uma entidade privada e sem fins lucrativos que visa a promoção do desenvolvimento tecnológico no país. 

Como você pode perceber, ficaríamos um bom tempo aqui falando de cada uma delas, portanto, vamos falar das 2 principais que utilizamos na Mivita:

Ficha de Verificação de Serviço (FVS)

É uma lista de verificação utilizada durante todas as fases da construção, que garante a qualidade, segurança e cumprimento de todos os procedimentos executivos, desde a fase inicial da edificação até os últimos detalhes.

 

NBR 15575

Essa norma fala sobre o Desempenho de Edificações e define as características indispensáveis de uma obra, com o objetivo de levar conforto para os futuros moradores.

Como a Mivita garante que os padrões sejam seguidos em suas obras:

 

Além de profissionais experientes e aptos para executar todas as etapas da obra, a Mivita também segue à risca as normas vigentes e exigidas pelo CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo. 

No nosso Instagram, compartilhamos periodicamente todas as etapas do processo de forma informativa, para que o cliente entenda e fique por dentro de tudo o que fazemos.

O nosso objetivo é atingir a satisfação dos nossos clientes e qualidade na execução de cada processo que fazemos. Por isso, a transparência é muito importante para nós!

Se quiser acompanhar as obras de perto, visite nosso Instagram e saiba mais!